Anualmente, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) promove o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, uma competição que reconhece os principais sojicultores do país nos sistemas irrigado e sequeiro.
Essa iniciativa se tornou uma verdadeira celebração da produtividade brasileira, pois é o momento em que equipes técnicas do CESB auditam e analisam lavouras de todo o território nacional.
Nesse evento, as técnicas e o conhecimento adquiridos ao longo dos anos de desafio são compartilhados entre produtores e consultores, revelando o que tem dado resultado nas lavouras mais produtivas do país, para que todos possam explorar novas soluções e elevar seus patamares de produtividade.
No Desafio Nacional de Máxima Produtividade, o foco está em produzir mais, de forma sustentável e rentável. Como esse também é um dos pilares da Syngenta, é comum que nossas soluções façam parte do resultado das lavouras de soja mais produtivas do Brasil.
Nas edições anteriores, nosso portfólio esteve presente entre as lavouras vencedoras do desafio CESB. E, nesse ano, a história não poderia ser diferente!
Pelo segundo ano consecutivo, o produtor e nosso parceiro, João Antônio Gorgen, esteve entre os sojicultores mais produtivos do país, ganhando na categoria de Sequeiro em duas regiões: Norte e Nordeste.
Continue a leitura e confira quais produtos do portfólio Syngenta viabilizaram essa vitória!
Como o Fórum Nacional de Máxima Produtividade contribui para safras de soja recordes no Brasil?
Fruto de uma parceria entre o CESB e o Canal Rural, o Fórum Nacional de Máxima Produtividade busca promover o aumento contínuo do índice de produtividade da soja.
Com isso, o evento não só valida e reconhece o empenho dos sojicultores, como também contribui de maneira direta e indireta para o sucesso cada vez maior de um dos setores mais significativos para o agronegócio brasileiro: a safra de grãos.
Por meio dessa iniciativa, os produtores são desafiados a superar seus próprios limites por meio da troca de experiências e da implementação de técnicas inovadoras de manejo.
Os produtores envolvidos no desafio têm a oportunidade de aprender uns com os outros, identificar boas práticas e aplicar novas soluções em suas lavouras. Esse intercâmbio de informações promove a evolução do setor e contribui para o aumento da produtividade agrícola.
Além de promover o aprimoramento técnico dos produtores, o evento também oferece visibilidade para marcas e empresas do setor. A parceria entre o CESB e o Canal Rural fortalece a disseminação de informações e o compartilhamento de boas práticas, impulsionando o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.
Desafio de Máxima Produtividade da Soja: produtor vence em duas regiões com portfólio de fungicidas Syngenta
Entre os produtores vencedores do Fórum Nacional de Máxima Produtividade, destaca-se um produtor que conquistou o primeiro lugar nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, dentro da categoria soja sequeiro: João Antônio Gorgen.
Pelo segundo ano consecutivo, nosso cliente parceiro alcançou a excelência na quebra de recordes de produtividade utilizando o portfólio de fungicidas da Syngenta em suas lavouras de soja, com o seguinte posicionamento:
A efetividade dos produtos Syngenta Score® Flexi, Alade®, Bravonil®, Cypress® e Mitrion® foi essencial para a construção da sanidade da lavoura, proporcionando resultados superiores e contribuindo para o alcance de altos índices de produtividade.
A conquista consecutiva desse produtor utilizando os produtos da Syngenta ressalta a confiabilidade e a eficácia dessas soluções no campo. A escolha estratégica dessas soluções demonstra como a parceria entre o produtor e a Syngenta agrega benefícios tangíveis, resultando em altos índices de produtividade e reconhecimento no setor agrícola.
Portfólio Syngenta presente nas lavouras de soja mais produtivas do Brasil
A seguir, confira os fungicidas de alta performance que foram utilizados por um dos campeões do Desafio de Máxima Produtividade CESB!
Score® Flexi
Compreendendo a importância de iniciar o manejo das doenças da soja já na fase vegetativa da cultura, a Syngenta oferece em seu portfólio Score® Flexi, um fungicida sistêmico altamente eficaz na proteção contra doenças e manchas no início do desenvolvimento da planta.
Com recomendação para a aplicação zero, indicada entre 25 e 30 dias após a emergência da cultura, Score® Flexi atua de forma preventiva devido à combinação de dois ingredientes ativos poderosos, o propiconazol e o difenoconazol, proporcionando alta performance no controle das principais doenças da soja e outros diferenciais para a lavoura, como:
- soja mais limpa e saudável, do início ao fim do ciclo da cultura;
- eficácia comprovada no vegetativo da soja;
- excelente custo-benefício ao produtor, contribuindo para a diminuição da pressão de doenças ao longo do ciclo.
Nesse comparativo entre plantas tratadas e não tratadas com Score® Flexi, é possível notar o aprimoramento da sanidade foliar, especialmente do baixeiro das plantas. Tal proteção das folhas no baixeiro promove maiores ganhos produtivos, especialmente do terço inferior das plantas.
Alade®
Alade® é único fungicida composto por três princípios ativos de alta eficiência: o solatenol, que possui alta capacidade de aderência e penetração nas folhas, proporcionando melhor efeito preventivo; e a dupla ação de triazóis altamente seletivos e eficazes – ciproconazol e difenoconazol.
Por meio da sinergia desses ativos, proporcionam o maior espectro de ação do mercado, e apresentam alta consistência no controle da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) e do complexo de manchas foliares, como oídio, antracnose, septoriose e cercosporiose.
Cypress®
Para contribuir com o manejo de doenças, entre elas a ferrugem-asiática, manchas e DFCs (Doenças de Final de Ciclo) na soja, a Syngenta desenvolveu Cypress®, um fungicida multipotente, que pode ser utilizado em qualquer estádio de desenvolvimento da lavoura.
Cypress® combina dois ingredientes ativos – ciproconazol e difenoconazol – para o combate às complexas doenças da soja, capazes de ocasionar perdas de mais da metade da produção do grão. É uma alternativa inteligente e eficiente, que pode ser utilizada para potencializar os demais produtos no manejo de doenças ou como principal fungicida.
Com atividade preventiva e curativa, os principais diferenciais do fungicida multipotente da Syngenta são:
- Eficiência: combinação de dois triazóis com alta sinergia.
- Versatilidade: tem excelente resultado quando associado a outros fungicidas ou no seu uso como principal produto para as últimas aplicações.
- Flexibilidade: facilidade de uso e conveniência para ser aplicado em qualquer etapa do ciclo da cultura.
- Amplo espectro: controle eficaz das principais doenças da soja.
Também vale destacar que Cypress®, em combinação com Bravonil®, proporciona uma excelente performance para doenças de difícil controle, como a cercosporiose.
Bravonil®
Para resultados ainda mais eficazes no controle das doenças da soja, a Syngenta apresenta em seu portfólio Bravonil®, um fungicida multissítio com amplo espectro de ação que oferece maior eficiência no combate a doenças como ferrugem, manchas e DFCs.
A formulação exclusiva de Bravonil®, com a tecnologia Bravo, proporciona maior praticidade ao produtor, garantindo mistura uniforme e aplicação fluida, evitando obstruções nos bicos e danos ao maquinário.
Além de se espalhar de maneira mais eficiente para alcançar uma cobertura foliar abrangente, o produto também possui propriedades de fixação que o impedem de ser removido pela chuva, garantindo uma proteção duradoura.
Outro diferencial de Bravonil® é a possibilidade de combinação com outras soluções em importantes momentos da cultura, como por exemplo:
- Cypress® + Bravonil®: no 60° dia após o semeio da soja, é possível que as DFCs apareçam na cultura. Por isso, a combinação de um fungicida multipotente com o multissítio prolonga a ação protetiva, retarda a resistência e auxilia na manutenção da sanidade da lavoura.
Em Primavera do Leste (MT), na safra 2021/22, essa dupla foi decisiva para livrar a lavoura da cercosporiose:
Mitrion®
O fungicida Mitrion® possui dois ativos poderosos: o solatenol (carboxamida), que previne a entrada do fungo e possui excelente efeito residual, e o protioconazol (triazol), que penetra rapidamente na folha e oferece efeito curativo eficaz.
Essa poderosa combinação proporciona alta eficácia no controle de doenças, preservando o potencial produtivo da lavoura e evitando a disseminação da ferrugem-asiática e da mancha-alvo.
Além disso, a formulação de Mitrion® dispensa o uso de adjuvantes, oferecendo praticidade e otimização na aplicação, com conveniência e eficiência.
A tecnologia inovadora presente na fórmula dessa solução melhora a retenção, a dispersão e a movimentação do produto nas plantas, garantindo uma ação imediata e maximizando o potencial produtivo da sua lavoura.
Na imagem a seguir, podemos comprovar a excelência na absorção dos ativos, especialmente da carboxamida, mesmo sem o uso de adjuvantes, aos 14 dias após a aplicação:
Syngenta: a parceira especialista em soluções para os especialistas em produtividade
Os resultados excepcionais alcançados com os fungicidas da Syngenta são comprovados e reconhecidos por aqueles que têm interesse primordial no controle de doenças na lavoura e que enfrentam diretamente as consequências da presença de patógenos no campo: os produtores.
A conquista consecutiva do produtor João Antônio Gorgen, utilizando nossos produtos, ressalta a efetividade das nossas soluções e a importância dessa parceria na busca por constantes melhorias no agronegócio.
Para conferir mais detalhes como média de produtividade, área de plantio, região, sistema de cultivo, solo, clima e outras informações que tiveram impacto direto na safra dos campeões, acesse: https://www.cesbrasil.org.br/category/cases-campeoes/
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário